O projeto Expansão Cultural apresenta um diálogo sobre o Carnaval, essa festa popular que inegavelmente compõe a identidade do povo brasileiro. 
De acordo com historiadores, o Carnaval tem origem na antiguidade europeia já no Brasil, data do período colonial, no século XVI com o Entrudo*. Vale mencionar que durante muito tempo, o tema não despertou o interesse de estudiosos talvez, porque não percebessem a complexidade dessa manifestação, valores e comportamentos dos diversos grupos sociais. Felizmente, os avanços na história cultural contribuíram para a mudança desse panorama.

“Era no tempo em que ao carnaval se chamava entrudo, o tempo em que em vez das máscaras brilhavam os limões de cheiro, as caçarolas d’água, os banhos, e várias graças que foram substituídas por outras, não sei se melhores se piores”
Um dia de entrudo, Machado de Assis

Para este encontro sob a mediação de Juliana Mara, os convidados Netto Campos e Nilton Blau dialogam sobre o Carnaval e as representações simbólicas na identidade cultural a partir de suas experiências visto as particularidades regionais e apresentam os aspectos do turismo ao atribuir valor a esta manifestação popular.

*Entrudo: O termo, derivado do latim "introitus" significava "entrada", "começo.
Festa popular, em que os brincantes lançavam uns nos outros  farinha, baldes de água, limões de cheiro, luvas cheias de areia etc. Entrou em declínio no Brasil em 1854, por repressão policial, dando lugar ao moderno carnaval.

MEDIAÇÂO:

Juliana Mara – Mestre em Cultura e Territorialidades, Bacharel em Produção Cultural. Possui formação na área de Gestão Cultural, Elaboração de Projetos Culturais e Sociais, Fotografia, Maketing Cultural, Marketing Social e Captação de Recursos. Atualmente é Produtora Cultural da Universidade Federal do Paraná.
 
CONVIDADOS:

Nilton Blau- Joseense, músico profissional a 35 anos, multinstrumentista/ percussionista. Compositor, designer sonoro, pesquisador de Culturas tradicionais do Sudeste paulista e do Brasil . Certificado em Artes Plásticas pelo SECS SP, Cultura Criativa Sebrae e outros.
Junto com a Banda de Santana compôs o hino do Bloco Pirô Piraquara e co-autor da marchinha do Bloco Galinha D’Angola.
 
Netto Campos -  Secretário Municipal de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga
Graduado em Hotelaria e Turismo e Pós- graduado em Administração e Organização em Eventos. Encontra-se no terceiro mandato à frente do Departamento de Cultura de São Luiz do Paraitinga.
Também é músico e integrante da Banda Estrambelhados, bem como líder dos Blocos Cruis Credo e Espanta Vaca.

CARNAVAL: CELEBRANDO A MAIOR FESTA DA CULTURA POPULAR
Data: 25/02 | Quinta-feira
Horário: 19h

Evento Online 
Exibição nas redes sociais do Parque
https://www.facebook.com/parquevicentinaaranha
https://www.youtube.com/parquevicentinaaranha


Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: