Buracos negros são regiões do espaço-tempo em que a força gravitacional é tão intensa que nada - nem mesmo a luz - pode dela escapar. Esses fascinantes objetos podem se formar logo após o Big-Bang, no Universo primordial, com massas muitíssimos menores que a massa da Terra. Noutro extremo, associados com a formação das galáxias, podem atingir massas da ordem de milhões a bilhões de vezes a massa do Sol. Neste segundo caso, dão origem aos chamados buracos negros supermassivos, presentes nas regiões centrais da maior parte das galáxias, incluindo a nossa Via-Láctea. Embora a existência dos buracos negros tenha sido postulada no século XVIII, somente com a teoria da relatividade geral de Einstein criaram-se as condições, matemáticas e físicas, para estudo desses objetos. Ao longo do século XX acumularam-se evidências, indiretas, da existência dos buracos negros. Porém, os limites da tecnologia não permitiam diretamente "observá-los". A primeira observação direta somente foi obtida em 2015, através da abertura de uma nova janela para estudo do Universo - a astronomia de ondas gravitacionais.

Nesta palestra a céu aberto, discutiremos os vários aspectos teóricos e observacionais associados a esses fascinantes objetos, concluindo com as perspectivas tecnológicas que têm sido discutidas a medida que aprendemos mais sobre esses fascinantes objetos. A física dos buracos negros tem ampliado nossa compreensão sobre um tópico tecnológico chamado "informação". É possível que entendendo melhor a forma como a informação, contida em campos quânticos, é retida e armazenada nos buracos negros, possamos estabelecer uma base mais sólida para o desenvolvimento dos chamados "computadores quânticos". Certamente, o desenvolvimento da computação quântica colocará a humanidade num novo patamar de desenvolvimento científico e tecnológico.

Convidado:
Oswaldo Duarte Miranda – Pesquisador Titular do INPE
Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), possuindo mestrado (1992) e doutorado (1997) em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Pesquisador Titular - III da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Possui experiência, e formação, em Física e Astronomia com ênfase, principalmente, em Gravitação e Cosmologia. Atua nas seguintes áreas: teorias de gravitação, radiação cósmica de fundo em micro-ondas, formação das estruturas em grande escala do Universo, formação estelar, plasmas espaciais e astrofísicos, setor escuro do universo. É Membro das seguintes Sociedades Científicas: Sociedade Brasileira de Física - SBF, desde 1988; Sociedade Astronômica Brasileira - SAB, desde 1992; International Astronomical Union - IAU, desde 2006.

ASTRONOMIA PARA TODOS