Em 1905, o jovem físico Albert Einstein surpreendeu o mundo ao publicar um conjunto de importantes trabalhos, incluindo o que estabeleceu a Teoria da Relatividade Especial, trazendo como uma de suas consequências o fato de o espaço e o tempo não serem absolutos. A Teoria da Relatividade Geral (TRG), proposta por Albert Einstein em 1915, provocaria uma nova revolução na Física, ao estabelecer que o conteúdo de matéria e energia determine a geometria do espaço-tempo. No dia 29 de maio de 1919, durante o eclipse total do Sol, foram obtidas as imagens que comprovaram o encurvamento da luz, de acordo com o que Einstein havia previsto em 1915. As fotografias decisivas para a comprovação da TRG foram obtidas por dois astrônomos britânicos, exibindo a configuração das estrelas ao redor do Sol eclipsado em 29 de maio de 1919, a partir de telescópios posicionados na cidade de Sobral, no Nordeste brasileiro. 

Neste encontro do Astronomia para Todos, apresentaremos os detalhes desta história fascinante que colocou Einstein entre os cientistas mais famosos do mundo, tratando também de outras consequências da TRG, como as ondas gravitacionais, detectadas pela primeira vez em 2015, cerca de cem anos após sua previsão, e os enigmáticos buracos negros. Com Luis Carlos Bassalo Crispino, professor Titular da Universidade Federal do Pará, doutor em Física pelo Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista. 
 
 
CONVIDADO
 
Luis Carlos Bassalo Crispino
Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Possui Graduação (1992) em Física (Bacharelado) pela Universidade de São Paulo, Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Física pelo Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista. Atualmente é Professor Titular e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal do Pará (UFPA).  Atua como revisor de periódicos internacionais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Quântica de Campos em Espaços-Tempos Curvos, Buracos Negros e Análogos, Emissão de Radiação por Cargas Aceleradas. Atua também nas áreas de Divulgação Científica e História da Ciência e da Tecnologia na Amazônia.
 

 
CIÊNCIA NO PARQUE 
ASTRONOMIA PARA TODOS E OBSERVAÇÃO DE ASTROS             
O CENTENÁRIO DO ECLIPSE DE 29 DE MAIO 1919 E A COMPROVAÇÃO DA TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL COM LUIS CARLOS BASSALO CRISPINO
Data: 21/05 | Terça-feira
Horário: 19h30
Local: Telão de Cinema ao Ar Livre 
Tradução em LIBRAS por Rosemary Ribeiro
Parcerias: INPE 
Entrada franca

 
 

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: