Com o intuito de despertar o interesse e aproximar as pessoas da ciência de forma menos formal, o Astronomia para Todos realiza seu terceiro encontro, em parceria com pesquisadores da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Existe vida fora da Terra? O questionamento sobre a possibilidade de existência de vida no Universo é um dos mais antigos enigmas da humanidade, despertando a curiosidade do público e de cientistas de diversas áreas. A Astrobiologia é a área do conhecimento que tenta responder esses questionamentos, cobrindo, sob uma perspectiva otimista, a origem, evolução, distribuição e futuro da vida no Universo. Ela agrupa diferentes áreas do conhecimento, historicamente separadas, e busca um conjunto comum de ferramentas para tentar entender a origem da vida, as condições necessárias para seu aparecimento e as possibilidades de existência de vida em outros pontos do Universo. Apresentaremos nessa palestra o que a ciência moderna conhece sobre a vida no contexto cósmico. 

Com Carlos Alexandre Wuensche, físico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Astrofísica pelo INPE e doutor em Astrofísica pelo INPE, com estágio sanduíche na Universidade da Califórnia, Santa Barbara. 

É pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e bolsista de produtividade do CNPq (nível 1D). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Radiação Cósmica de Fundo (RCF), Cosmologia, Emissão Galáctica em Microondas, e Instrumentação em Rádio Astronomia. Tem participado de diversos projetos internacionais ligados ao estudo da Radiação Cósmica de Fundo em Microondas desde 1991. Tem interesse também na área de Astrobiologia, com enfoque em habitabilidade e astroquímica. Foi Chefe da Divisão de Astrofísica (2002 - 2004) e Chefe de Gabinete da Direção do INPE (2012 - 2016). Atualmente é o chefe da linha de pesquisa em Cosmologia da Divisão de Astrofísica do INPE e pesquisador principal do projeto BINGO (BAO Intergalactic Neutral Gas Observations), em parceria com a USP, Univ. Manchester (Inglaterra) e Instituto Politécnico de Zurique (Suiça).  
 
 
Data: 24/05 | Quinta
Horário: 19h30
Local: Telão de Cinema ao Ar Livre
 
Entrada Franca  

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: