EDIÇÃO ESPECIAL MELANINA DO VALE
COM EXIBIÇÃO DO FILME “MULHERES NEGRAS: PROJETOS DE MUNDO”

O Fora da Caixa ganha uma edição especial em novembro, em parceria com a Secretaria de Apoio ao Cidadão, que celebra a sétima edição do projeto Melanina do Vale em homenagem à Elaine Justino. Após a exibição do documentário Mulheres Negras – Projetos de Mundo (2016), haverá uma bate papo para discutir a questão racial no Brasil e no mundo.

O Melanina do Vale é um coletivo organizado por mulheres negras com destaque na região do Vale do Paraíba, que objetiva socializar, unir e empoderar a mulher negra para que ela se sinta mais conectada, bonita, forte e segura de si. Esse é o desejo: elevar a autoestima e proporcionar o autoconhecimento para as mulheres negras.

Sobre o filme:
Nove mulheres, muitas vozes do presente, sem perder as referências do passado. Através de vivências e reflexões, o documentário levanta questões e instiga em poéticas as minúcias do que é ser mulher negra no Brasil. 

Convidadas:
 
Edna Gomes Silva, assistente social,  funcionária pública desde 1991. Foi conselheira tutelar, perita judicial. Atualmente é Assessora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de São José dos Campos.
 
Flávia Moreira, pedagoga, fundadora e integrante do Coletivo Aqui oh, Somos Pretas e integrante do grupo de Jongo Mistura da Raça de São José dos Campos.  
 
Neusa Leonora do Carmo Dellu, advogada, pós-graduada em Direito Público, defende a Justiça e Igualdade Social. Foi autora quando vereadora do projeto do Conselho Municipal de Igualdade Social. Responsável pelo convênio junto à ETEP que destina bolsas de estudos para negros em cursos preparatórios e faculdade. Deu nome à Avenida Servidão na Santa Inês de Professor Milton Santos.
 
Mediação – Helen de Fatima Cypriano Palma, estudante de pedagogia, casada, mãe e feminista. Acredita no poder da educação e participa de movimentos a favor da educação e questão racial, participante do projeto Piquenique Literário, ama livros e as histórias que eles carregam. 
 
Data: 20/11 | Terça-feira
Horário: 19h
Local: Atrium do Pavilhão São José
Direção: Day Rodrigues e Lucas Ogasawara | Elenco: Aldenir Dida Dias, Ana Paula Correia, Andréia Alves, Djamila Ribeiro, Francinete Loiola, Luana Hansen, Monique Evelle, Nenesurreal, Preta-Rara | Gênero: Documentário| Ano: 2016| Duração: 25 Min | Classificação: Livre
Apoio: Secretaria de Apoio ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São José dos Campos  

Entrada Franca 

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: