O Usina 14, um coletivo de artistas de São José dos Campos, realiza a Expo 1806 com o objetivo de difundir e promover a produção artística, além de refletir sobre a importância do papel da arte para o indivíduo e a sociedade. Com o tema A Arte como necessidade básica do ser humano, a programação da Expo 1806, oferece visitas monitoradas à exposição de pinturas, cerâmicas, esculturas e instalações; bem como outras linguagens artísticas diversas, como performances, happenings, vídeo arte, curtas e atividades formativas de oficinas. Cerca de 50 artistas de São José, Brasil e Exterior participam do evento. A Expo 1806 será a primeira exposição realizada pelo coletivo Usina 14 por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), lei de fomento a cultura de São José dos Campos. 

Usina 14 - O coletivo, formado em 2014 por gestores, curadores, articuladores, produtores, designers, pensadores e, acima de tudo, artistas da cidade, nasceu da necessidade de unir as várias linguagens artísticas, descentralizar as suas atividades e refletir sobre a necessidade da arte. Artistas que integram o Usina 14 na Expo 1806 : Ângela Barbour, Carlos Adissi, Cauê Rodrigues, João Manccini, Lindsay Ribeiro, Lou Spineli, Lucas Baungratz Gonçalves (música - Grupo Komunga), Marcela Puppio (performance), e Walkiria Pompermayer.
 
ABERTURA
Data: 01 /11 | Quinta-feira
Horário: 19h 
Local: Pavilhão São José
Entrada franca

Sobre o Komunga
Komunga nasceu a partir do encontro de duas entidades, Risoflora e Urukum. Espírito das florestas, esquecido por seus povos dizimados, Urukum renasce no mundo “civilizado” como diplomata para negociar a paz através da música. Sua porta voz é Risoflora. Natural de Aruanda, atua em várias frentes, na defesa de um ciclo evolutivo em espiral.  Juntos construíram uma intervenção performática chamada Komunga, onde apresentam suas ladainhas, e manifestações sonoras. O show é uma experiência sensitiva, com projeção, e ambientes sonoros que envolvem os espectadores. Além é claro da música, que tem como base o eletrônico e ritmos de matriz africana e indígena.

Sobre a Performance / Happening 
Nesta apresentação, a atriz Marcela Puppio convida o público para um ritual em busca do fogo interno, o fogo que ilumina a alma, transforma e inspira. Roteiro e Atuação de Marcela Puppio.
 
Visitação: 02 /11 à 09/12
Quinta e sexta | 14h às 20h
Sábado| 10h às 17h
Domingo| 10h às 14h 
 
Exibição de Vídeo Arte e Curtas
Datas: 01, 07, 14, 21 e 28 /11 | Horário: 19h30
Local: Telão de Cinema ao lado do Pavilhão Marina Crespi

 
Entrada Franca  
 
 

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br

Horário de Funcionamneto:
das 05h às 22h

Redes Sociais: