O projeto Interioranidades apresenta a produção recente de André Yassuda, de Pindamonhangaba , Mariana Ardito, de Taubaté e Biba Rigo, de São Paulo. A maior parte dos trabalhos foi realizada em vivências na região da Serra da Mantiqueira, em contato com a paisagem da mata. Desenhos, pinturas, gravuras entre outras técnicas foram utilizadas para retratar o entorno, as pessoas e paisagens pelo olhar impregnado das poéticas de cada artista. Também participou neste processo a artista Tarcila Rigo Andrade através do registro poético em fotos e vídeos pre¬sentes nesta mostra.

O termo interioranidades é uma licença poética, mistura das palavras interiorano e interioridade. O dicionário nos informa que a palavra “interioridade” é um substantivo que designa o que é de caráter ou estado do que é interior, anímico, subjetivo no indivíduo. A exposição confirma o acerto na escolha do seu nome já que o elenco de obras exibidas tem o mérito de realçar a forte assinatura dos seus autores, três personalidades marcadamente distintas e, contudo, a grande espessura poética desses trabalhos logra criar entre eles um diálogo denso e sensível. 

Curadoria: Claudinei Roberto da Silva, graduado em licenciatura em Educação Artística no Departamento de Artes da ECA – USP. Curador em exposições no Museu Afro Brasil, Museu Brasileiro da Escultura – Mube, no projeto Risco # 1 Arte como Trabalho./ Risco # 2 Paisagem./ Risco # 3 Cor local, Ausência, Memória do SESC Belenzinho (2012); 2014 – Curador e texto Critico da exposição Sidney Amaral “O Banzo, o amor e a Cozinha” 1º premio Funarte para artistas e curadores negros – Museu Afro Brasil – São Paulo; 2015 – Curador e texto Critico da exposição “Audácia Concreta” as Obras de Luiz Sacilotto – Museu Oscar Niemeyer de Curitiba; 2016 – Texto Critico para a Exposição “Territórios: Arte Afro-Brasileira no Acervo da 
Pinacoteca do Estado de São Paulo” – Curadoria de Tadeu Chiarelli; 2017–13ª Edição da Bienal Naïfs do Brasil no SESC Belenzinho.
 
Abertura: 01 /08 | Quarta-feira 
Horário: 19h 
Local: Pavilhão São José
Curadoria: Claudinei Roberto da Silva

Visitação: 02 a 31 de agosto
Horário: das 9h às 21h
 
Entrada Franca.

Projeto realizado com o apoio do ProAC. 

  


Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br

Horário de Funcionamneto:
das 05h às 22h

Redes Sociais: