O Projeto Retábulos, O Sagrado de Cada Um busca recuperar o sagrado que existe em cada artista. Essa manifestação divina não necessariamente é uma experiência religiosa. Constitui uma necessária prática de se religar com o mundo, possível de acontecer em diversas manifestações, que vão desde as origens de cada um até a devoção ao próprio trabalho.

A liberdade de estabelecer o que cada relicário comporta aponta para a maneira de relação do artista com o mundo e a maneira como o interpreta, tanto enquanto pessoa como enquanto criador visual. Dessa maneira, o retábulo funciona como a expressão de uma percepção da realidade. Um projeto como este estimula as conversas do artista com sua própria existência e entre os participantes. Desse processo, resulta a comunicação com o público, pois a narrativa que cada relicário comporta se cristaliza no momento em que ele dialoga com os indivíduos que veem o retábulo e com ele estabelecem a sua troca.

As relíquias sagradas de cada artista que participa do projeto ganham, assim, um novo valor quando ganham o espaço público. O maravilhoso da arte está justamente no encanto do momento em que o individual se torna universal. Dessa maneira, o sagrado pessoal ganha uma nova dimensão, atingindo a tudo e a todos, com força, mas sem perder a sutileza!
No período de comemoração do Aniversário da cidade de São José dos Campos, 5 obras do Projeto Santo de Casa – Tecnologias Populares integram a exposição junto com outros 8 figureiros de cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Exposição e Curadoria: Carlo Cury - Artista Plástico Ceramista e Oscar D’Ambrosio - Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp.

Figureiros: Aurora do Carmo e Silva (SJC), Fátima Aparecida dos Santos (SJC), Luciana Melo (SJC), Mirna Tominaga (SJC), Rosa Ester Quadros (SJC), Thais Mancuso (Ubatuba), Rita Engi, Denise Magon, Zadoná, Claudia Canova, Carlo Cury, Carlos Gama, Stela Vaz e Zu Chiata.

Abertura: 19/07 às 19h
Visitação: 20/07 à 31/08 
Horário de Visitação: das 9h às 21h
Local: Pavilhão São José
Classificação: Livre
Apoio: FCCR, SESC São José dos Campos e AFAC.
Realização: Coletivos Santo de Casa, OCA e Grupo Ubuntu. 

Entrada Franca 


Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: