De 10 a 14 de julho, a Prefeitura de São José dos Campos realiza o Festival Avoando – Festival de Observação de Aves de São Francisco Xavier. O Parque Vicentina Aranha recebe parte da programação que ocorrerá no distrito e em diversos locais da cidade. 


FESTIVAL DE OBSERVAÇÃO DE AVES DE SÃO FRANCISCO XAVIER
Data: 11 a 13 /07
Local: Pavilhão São José
Informações:  www.sjc.sp.gov.br 
Entrada Franca
 
 
PROGRAMAÇÃO NO VICENTINA
Data: 13/07 | Sábado
Local: Pavilhão São José
Entrada franca 

9h Oficina de desenho de aves para crianças
Com Cristiane Gardim
Cristiane Gardim é ilustradora científica, botânica e naturalista, designer de superfície, formada em Licenciatura em Artes Visuais e Técnica em Desenho de Comunicação. Cristiane representa a fauna e flora em seus desenhos, aplicando diversas técnicas de trabalho entre elas: grafite, guache, aquarela, acrílica, nanquim, esferográficas e lápis de cor.

10h Oficina de desenho de aves para adultos. Vagas limitadas por ordem de chegada.
Com Priscila Fernandes
Priscila Fernandes Ilustradora, artista plástica e fotógrafa. Formada em Artes pelo Centro Universitário Claretiano e Engenharia pela Unip. Fez cursos de pintura e se especializou com artistas como Carmen Fidalgo, Dulce Nascimento, Cristabel King, Tomas Sigrist e Eduardo Brettas. Atua também como ilustradora técnica e científica e já ministrou oficinas e cursos em diversos locais, como Sesc Pinheiros e Matilha Cultural em São Paulo.

10h Passarinhoterapia
Com Tietta Pivatto
Tietta Pivatto é bióloga, especialista em Ecologia e Ecoturismo com mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. É guia naturalista e já trabalhou com estudos de meio e educação ambiental. Atualmente é consultora e instrutora em cursos de meio ambiente, especialmente observação de aves.

10h40 A observação de aves e a ciência cidadã
Com Karlla Barbosa e Carlos Guissoni
Karlla Barbosa, ornitóloga, é coordenadora do Projeto de Ciência Cidadã da SAVE Brasil. Doutoranda na Universidade Julio de Mesquita Neto com foco no efeito na urbanização nas aves migratórias. Trabalhou em projetos de conservação no terceiro setor, como Arara Azul (Pantanal) e Onça Pintada (Cerrado). Tem experiência na área de Ecologia e Zoologia de aves e borboletas, atuando principalmente nos temas comportamento, reprodução, migração e urbanização. 
Carlos Gussoni, ornitólogo, é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ornitologia. É moderador voluntário da plataforma online eBird (ebird.org).

11h30 Roda de Conversa com os participantes
Com Karlla Barbosa

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: