Nesta edição especial, em que o Fora da Caixa completa 2 anos de projeto, sairemos mais um pouco da caixa levando-o para o Bambuzal do Parque. Segundo a escritora Mirella Faur (Círculos Sagrados para Mulheres Contemporâneas), o círculo é um símbolo universal de unidade e totalidade, um padrão energético fundamental e natural. É nesse formato que 18 mulheres de São José dos Campos foram convidadas para Tecer a Sororidade. Com Medição de Rosa Scaquetti, mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) estas mulheres revelam suas vivências e desafios em causas pela igualdade e equidade feminina. 
Venha e faça parte desse diálogo que fortalece a importância da união e da aliança para um mundo e uma vibração mais harmoniosa.  
Esta edição do Fora da Caixa terá ao final a condução das Danças Circulares e contará com o cenário em Macramê da artesã Priscila Hissatomi.
 

VOCÊ SABE O QUE É SORORIDADE?
por Rosa Scaquetti
“As mulheres vivem sob um regime social chamado patriarcado; nele, na maioria dos casos, os homens ocupam os lugares de comando nas instituições, sejam elas as famílias, igrejas, empresas, sindicatos, escolas ou clubes. A consequência disso é a privação da liberdade, em maior ou menor grau, de tomar decisões em suas vidas. Isso vai desde o óbvio julgamento a respeito da capacidade para dirigir um carro, até os constantes e pesados questionamentos quando tomam a dianteira em uma ação ou projeto de qualquer natureza, fatos que dificultam o desenvolvimento das mulheres enquanto seres humanos e cidadãs. Assim como qualquer ser humano, ou mesmo qualquer animal, quando colocadas sob condições difíceis, as mulheres, não ficam paradas, passivamente. Diante das ameaças, costumam fazer o que chamam de ter sororidade umas com as outras. O nome é bonito, e o seu significado é simples e mais bonito ainda: sororidade é a virtude de se colocar no lugar dos outros (alteridade), reunida com a coragem de dar apoio a quem precisa, habilidade que vem cada vez mais se desenvolvendo nas relações entre nós mulheres.” 

Data: 16/03 | Sábado
Horário: 15h
Entrada franca.
Mediação: Rosa Scaquetti
Convidadas: Albertina Paulo Cândido, Analú Oliveira, Camila Grun, Célia Barros, Débora Guedes, Eloisa Helena Alves da Silva, Flávia Penido, Ana Ortiz representando o grupo Icamiabas, Ligia Kamada, Marcela de Andrade, Mariana Zambon Braga, Marina Sassi, Paula Carnevale, Poli Fernandes, Raquel de Paula, Thaís Rodrigues da Silva, Zenilda Lua, Zuleika Stefânia Sabino Roque 
Cenografia: Priscila Hissatomi – Artesã
Mediação da Dança Circular: Clara Gallicchio - Cirandança


Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
[email protected]

Horário de Funcionamneto:
das 05h às 22h

Redes Sociais: