O Fora da Caixa convida especialistas para dialogar sobre a esta obra centenária.
Escrito por Monteiro Lobato e publicado em 1918, Urupês é considerado uma obra-prima, um clássico da literatura brasileira. O livro é composto por 12 contos e 02 ensaios, que mostram a vida cotidiana e mundana do caboclo do interior de São Paulo, através de suas crenças, costumes e tradições. Seu último ensaio apresenta a figura de Jeca Tatu, um caboclo matuto, sem instrução, preguiçoso e supersticioso; um dos personagens mais populares da cultura brasileira e que se refere ao abandono e ao descaso com que o homem sertanejo é tratado pelas autoridades.

Convidados:
 
Tania Regina de Luca
Mestre em História Social pela USP (1989) e doutorado em História Social pela USP (1996). É professora Livre Docente em História do Brasil Republicano (2009) pela UNESP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República.

Profª Deise Morais
Docente da Unitau, onde leciona Teoria Literária e Didática do Ensino de Literatura. Formada pelo antigo Magistério e licenciada em Letras pela Unitau, tem mestrado em Educação pela USP e é doutoranda em Linguística Aplicada pela Unicamp. Coordenou o curso de especialização em Literatura da Unitau por três anos. Hoje coordena o curso de extensão "Psicanálise e Literatura". É autora de material didático sobre Teoria Literária e Linguística. Trabalha com formação de professores junto a diversas secretarias de educação do Vale do Paraíba e de Campinas, tratando de questões ligadas ao ensino da leitura. Desenvolve pesquisas sobre ensino de literatura, ensino de leitura e ensino de escrita. Tem 17 anos de experiência docente em diversos níveis e modalidades de ensino.
 
Intervenção de Charles Lima
Professor, escritor e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UNIVAP. 
 
 
Data: 26/06 | Terça-feira
Horário: 19h
Local: Pavilhão São José
Entrada Franca 
 

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: