Neste encontro, o Fora da Caixa traça um painel sobre a obra do maior autor de comédias brasileiras, ressaltando suas relações com o contexto histórico em que foi produzida, suas características estéticas mais marcantes e sua complicada recepção por parte da crítica teatral brasileira. Ao final do diálogo, pretende-se traçar uma espécie de mapa das principais mazelas nacionais satirizadas nas comédias de Martins Pena, demonstrando como a maioria delas ainda se mantém, infelizmente, em plena vigência. 

 

Convidados: 


 
Imara Reis é Bacharel em letras (Francês-Português), atriz, diretora, coaching/instrutora de atores, tradutora e dramaturga. Como atriz proficional desde 1973, participou da montage histórica de “Calabar”; Tem exercido várias funções dentro da profissão com maior destaque em atuação. Como atriz, Imara já foi contemplada com 3 Kikitos no Festival de Gramado, além de vários outros prêmios. Em 2010, pelo Coletivo Aplauso, teve publicada sua biografia, “Van Filosofia”. Desde 2013 atua em “Ricardo III”, direção de Marcelo Lazaratto, e está no longa de Thiago Luciano, “Fica Mais Escuro Antes do Amanhecer”, ainda em filmagem.

 

Rodrigo Morais Leite é doutor e mestre em Artes Cênicas pela Unesp, com pesquisas desenvolvidas nas áreas de crítica teatral e história do teatro brasileiro. Lecionou Teoria Teatral na Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) e na Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos. Atuando como crítico teatral ou curador, já participou de inúmeros festivais e mostras de teatro. 

 

Cláudia Soares Cruz, graduada em Teoria do Teatro e Mestre em Artes Cênicas, ambos na UNIRIO. Atualmente cursa o doutorado em Estudos da Linguagem, com pesquisa sobre Tradução Teatral, na PUC-RJ. Traduziu diversos textos teatrais, como Um Dia no Verão, de Jon Fosse, Speed the Plow, de David Mamet,  e Closer, de Patrick Marber. Na área do audiovisual, faz traduções e versões de projetos e roteiros – entre eles, Trash - A Esperança Vem do Lixo, O Grande Gonzales, e Malasartes. Ministra cursos e oficinas de tradução em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de cursos de análise dramatúrgica na SPEscola de Teatro. 

 

FORA DA CAIXA 

A COMEDIOGRAFIA DE MARTINS PENA - ASPECTOS HISTÓRICOS E ESTÉTICOS

Data: 16/04 | Terça-feira

Horário: 19h

Local: Atrium do Pavilhão São José 

Entrada franca 

“Projeto realizado com o apoio do ProAC.”

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
[email protected]

Horário de Funcionamneto:
das 05h às 22h

Redes Sociais: