O Natal do Vicentina orgulha-se em receber pelo segundo ano consecutivo o Presépio Articulado do marceneiro e professor Jarbas Noronha,  que ficará em exposição até o dia 06 de janeiro de 2019, quando celebraremos a Folia de Reis. 

Em dezembro de 1993, no vilarejo de El Chol na Guatemala, Jarbas Noronha ajudou a hospitaleira família que o recebeu a realizar o sonho de construir um presépio articulado. Na noite de Natal, bonequinhos criaram vida com carinhas de papel machê e roupinhas feitas pela família. Mecanismos de motores de toca fitas, eixos de bambu, polias de papelão, correias de elástico e câmaras de ar eram os responsáveis pela magia. Naquela noite, Jarbas prometeu que no dia em que fincasse raízes, faria um presépio com o mesmo brilho de olhos de criança. 

Segundo fontes históricas, o primeiro presépio foi montado em 1.223, por São Francisco de Assis. Como um retrato no nascimento do menino Jesus, ele simboliza um novo tempo de esperança, harmonia, fé e amor. 

FICHA TÉCNICA 
Medidas: 4,6 x 5,7 metros
Materiais: estrutura em compensado e embalagens de isopor e jornal reaproveitados. Os bonecos são confeccionados em madeira com rostos em gesso, barro ou resina, e animados a partir de motores de eletro eletrônicos descartados.  O  rio é elaborado em fibra de vidro e utiliza uma bomba de máquina de lavar roupa para propulsão. 
Idealização, mecanismo, estrutura e cenografia: Jarbas Noronha
Rostos: Alex Gerbelli, Jarbas Noronha e Aleandro Sene
Figurino: Sarah Araújo e Letícia Kamada 
Produção: Paulo Martins e Edevaldo Oliveira
 


Visitação: de 06/12 a 06/01
Diariamente das 5h às 22h (exceto 25/12 e 01/01)
Local: Quiosque São José

Entrada Franca 
 

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br

Horário de Funcionamneto:
das 05h às 22h

Redes Sociais: