O Piquenique Literário surgiu a partir de uma ação independente, um grupo aberto de jovens que se reúne mensalmente como objetivo promover o diálogo, a troca de impressões e pensamentos sobre uma obra ou gênero literário. Para tornar a leitura ainda mais agradável, o encontro é regado a deliciosos quitutes trazidos pelos participantes de forma colaborativa. A iniciativa é dos jornalistas, Bruno Freitas e Thaís Inocêncio do Blog Além da Capa, que além de apaixonados por livros, acreditam que a leitura pode transformar a vida das pessoas.

Esta edição do Piquenique Literário contará com a presença especial do escritor e filósofo Daniel Munduruku, doutor em Educação e pós-doutor em Linguística com ênfase na Literatura Indígena. É autor de 52 livros voltados para o público infantil, juvenil e educadores. Daniel é Diretor-Presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais e já recebeu diversos prêmios literários no Brasil e no exterior. 


MEU VÔ APOLINÁRIO – UM MERGULHO NO RIO DA (MINHA) MEMÓRIA
Autor: Daniel Munduruku | Editora  Studio Nobel

Sinopse
Contar histórias é um dos prazeres de Daniel Munduruku, autor do livro 'Meu Vô Apolinário – Um mergulho no rio da (minha) memória', que a editora  Studio Nobel acaba de lançar. O livro resgata parte de sua vida e do seu relacionamento com o vô Apolinário, um velho índio, da tribo Munduruku, que contava histórias dos espíritos ancestrais, a quem chamava carinhosamente de “avós e guardiões”. “Na verdade, não sei muita coisa sobre meu avô porque o via muito pouco. No entanto, esse pouco de convivência marcou profundamente minha vida, formou minha memória, meu coração e meu corpo de índio. Acho até que falar dele me faz resgatar a história de meu povo e me dá mais entusiasmo e aceitação da condição que não pedi a Deus, mas que recebi Dele por algum motivo”, escreve Daniel. As histórias deste livro descrevem a própria trajetória do autor e a descoberta de suas raízes indígenas através dos ensinamentos de seu avô. “Minha idéia era fazer com que as pessoas que leiam este livro olhem para dentro de si – e também para fora – e vejam como é possível conviver com o diferente sem perder a própria identidade”. As belas ilustrações de Rogério Borges farão com que o leitor participe desta viagem no tempo, e descubra um pouco mais sobre as raízes indígenas brasileiras. “A oportunidade de traduzir em imagens as experiências de um índio, contadas por ele mesmo, foi um privilégio para mim. Neste trabalho procurei combinar várias culturas, pela escassez de informações visuais sobre o povo Munduruku, e, também, fazer referência à cultura indígena em geral”, descreve o ilustrador. Este livro recebeu a menção honrosa do prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância, na categoria de livros para crianças de até 12 anos, concedida pela UNESCO.

 

PIQUENIQUE LITERÁRIO
Data: 29/03 | Domingo
Horário: 9h
Local: Quiosque Alfredo Galvão
Entrada franca 

 

 

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: