No mês do Dia Internacional da Mulher, o Piquenique Literário realiza uma edição especial com a presença da escritora Aline Bei. Formada em Letras pela PUC SP e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena, sua publicação O peso do pássaro morto (Editora Nós) recebeu em 2018 o Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria “Estreantes com menos de 40 anos”.

Em edições mensais, o Piquenique Literário objetiva promover o debate a respeito de uma obra literária lida em conjunto pelos participantes. Nos encontros também ocorre à troca e doação de livros para os visitantes do Parque. Para tornar a leitura ainda mais agradável o encontro é regado a deliciosos quitutes trazidos pelos participantes de forma colaborativa.

Em O peso do pássaro morto (Editora Nós), acompanhamos uma mulher que, dos 8 aos 52 anos, tenta com todas as forças não coincidir apenas com a dor de que é feita. Um livro denso e leve, violento e poético, “simultaneamente claridade de vidro e ponta aguda de faca”, diz-nos a orelha de Micheliny Verunschk. Afiado, a obra é feita de palavras e do vazio que elas desenham na página. No silêncio, no corte, o livro comprova que a dor e a poesia estão nos detalhes. Não poderia ser de outro jeito um livro que nasce com a morte de um canário, nas mãos, “minha mãe pediu pra cortar a unha dele. E ele morreu, de susto”, conta Aline. A morte vive em cada palavra d’O peso, onde vive também Aline, paulistana de 1987, formada em Letras e em Artes Cênicas, editora e colunista do site cultural Oitava Arte. O peso do pássaro morto e ela se tocam, sobretudo, em um jeito de ver o mundo, “sem querer entender tanto”. Em dias tão pouco propensos ao feminino, o romance de Aline Bei dá corpo a uma coleção de dores sobre a força e a solidão de ser mulher, hoje.

 

O PESO DO PÁSSARO MORTO 
Com a presença da autora Aline Bei 
Data: 31/03 | Domingo
Horário: 9h
Local: Quiosque Alfredo Galvão
Parceria: Blog Além da Capa
Entrada franca. 

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: