Em homenagem ao Mês das Mulheres, junto a tradicional Roda de Capoeira do Parque, acontecerão aulas abertas e ministradas por mulheres capoeiristas. As atividades são livre e gratuitas, para participar basta comparecer. 
 

PROGRAMAÇÃO
 

Aula de Capoeira com Contra Mestra Grazi
Horário: 14h às 14h50
A Roda de Capoeira, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade, é uma manifestação cultural afro-brasileira e, simultaneamente, uma luta e uma dança que pode ser interpretada como uma tradição, um esporte e até mesmo uma arte. É um lugar onde o conhecimento e as habilidades são aprendidas por observação e imitação. Também funciona como uma afirmação de respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos, além de promover a integração social e preservar a memória da resistência à opressão histórica.

Aula de Samba do Rural com Carla Natureza Grupo Angoleiros do Sertão 
Horário: 15h às 15h50 
Foi na região Centro-Oeste de São Paulo no século XVIII, que o Samba Rural se desenvolveu, para depois se expandir para o sul de Minas Gerais e região metropolitana da capital paulista. No Sudeste, ele foi ligado ao lazer da atividade cafeeira. Com o fim do ciclo do café, a abolição e o êxodo rural, as populações de afrodescendentes vieram a implantar o samba rural na capital paulista e arredores. Festas religiosas, como as de São João, Santo Reis, Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus e São Benedito antecediam os encontros de grupos de samba de diversas localidades e eram divididas entre brancos e negros caipiras. Rezas,  ritos, comes e bebes e muito samba.
 O Samba Rural Paulista vem da mistura de várias modalidades como Samba de Umbigada, Samba de Lenço, Jongo, Tambu, entre outros. Ele migrou para os centros urbanos fincando as raízes do Samba Paulistano. 
 
 
Vivência de Capoeira Inclusiva e Adaptada com Mestra Morena - Cordão de Ouro de Guaratinguetá - Academia Inclusiva e Adaptada
Horário: 16h às 16h40
A Capoeira Inclusiva tem importância inquestionável e vem ganhando destaque não só como esporte, mas como uma verdadeiramente terapia às pessoas com deficiência. Considerando sempre a etapa mental, cronológica e motora do indivíduo, propicia um desenvolvimento orgânico mais satisfatório, melhora o tônus muscular, permite maior agilidade, flexibilidade e ampliação dos movimentos.
 
 
Roda Aberta de Capoeira
Horário: 17h 
 
 
Data: 16/03 | Sábado
Horário: a partir das 14h 
Local: Pavilhão São José
Entrada franca. 

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: