A Guri International Band destaca-se pela missão de apresentar a cultura de outros países com músicos nativos. O projeto foi fundado em 2017 por Guilherme dos Santos, supervisor educacional do Projeto Guri de percussão, que passou seis meses na Noruega.

O elenco da banda é sazonal e varia conforme a equipe de intercambistas residentes em São José dos Campos. A formação atual, por exemplo, contempla o guitarrista moçambicano Ivo Martine, a musicista norueguesa Ruth Hoff e o malawiano Darius Lumwira, que canta e toca bateria e teclado. Mas, além deles, há também participação de jovens músicos estrangeiros baseados em outras cidades.

O conjunto inicial contou com a presença do percussionista moçambicano, Calisto Rodrigues; o baixista e tecladista malawiano, John Mchiswe; e a trompetista norueguesa, Hannah Larsen. Os jovens, porém, já terminaram o período de intercâmbio cultural e retornaram às cidades de origem. “O sucesso da banda está no contato direto do público com a riqueza cultural. A maneira com que os estrangeiros dançam, tocam e narram as curiosidades proporciona uma grande aproximação”, lembrou o supervisor, único integrante fixo da banda.

O intercâmbio é organizado pelo MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange e realizado no Brasil pela Amigos do Guri, gestora do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Sobre o MOVE. O MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchage) é um programa de intercâmbio e voluntariado criado pela JM Norway, membro da JMI – Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países), em parceria com a instituição musical Music Crossroads, do Malawi e de Moçambique. O programa visa o desenvolvimento da prática musical internacional e troca de experiências.

#VICENTINANASUACASA REPRISE DO SHOW COM GURI INTERNATIONAL BAND
Data: 17/01 | Domingo
Horário: 10h30
Transmissão no facebook http://fb.me/parquevicentinaaranha 


Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: