A Década de 1930
Na primeira metade desta década são criados mais estabelecimentos para tratar tuberculosos. Os sanatórios convivem com as farmácias, repúblicas e pensão. A “indústria” da fase senatorial move e alavanca a economia local. Paralelamente, problemas sociais e de saúde pública crescem e despertam a atenção de todos. Médicos e autoridades se mobilizam e iniciam uma batalha para melhorar e implementar toda uma rede de infraestrutura física e social. A cidade passa ser considerada estância climática e, em seguida, hidromineral. O modelo adotado leva à perda da autonomia polícia, acompanhado da promessa de mais recursos e obras. Ao final dessa década a cidade conhece o princípio de um novo processo de urbanização. A paisagem começa a se transformar em razão de intervenções urbanísticas pontuais.

São José dos Micuins 
Almanaque de Curiosidades Históricas de São José dos Campos no Período Sanatorial de Victor Chuster

Para celebrar o aniversário de 254 anos da Cidade de São José dos Campos, o Parque Vicentina Aranha realiza uma visita mediada virtual com o historiador David de Albuquerque. Neste passeio pelas edificações internas dos Pavilhões, o historiador revela curiosidades, apresentando de forma descontraída, traça um paralelo com os dias atuais e os processos históricos que fizeram da cidade um polo cultural, tecnológico e de qualidade de vida.

David de Albuquerque
Historiador e Professor, o Joseense é um apaixonado pela história de sua cidade. Participou da concepção do Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico, Humano, Artístico e Arquitetônico do Parque Vicentina Aranha e das ações de Educação Patrimonial ofertadas pelo Parque à comunidade.


VICENTINA EM 4 TEMPOS: VISITA MEDIADA VIRTUAL COM DAVID DE ALBUQUERQUE
Data: 27/07 | Terça-feira
Horário: 19h

Evento Online
Exibição nas redes sociais do Parque


Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: