Entrevistas, fotos e reconstituições nos emergem no universo múltiplo de uma das maiores escritoras da literatura brasileira. O premiado documentário ficcional Cora Coralina – Todas as Vidas (2017) retrata a vida de Cora com poemas e histórias. Antes da exibição, haverá uma Roda de Conversa sobre o filme com o tema Mulher Terra – A fecundidade na obra de Cora Coralina, que abordará a força feminina dentro da obra coraliana, com a escritora e biógrafa Rita Elisa Seda e o editor e empreendedor cultural Cristóvão Cursino. A mediação será realizada pela escritora Helen Coppi. Intervenções poéticas com o grupo literário Litheratrupe.


Sinopse:
Cruzando a fronteira entre a realidade e a ficção, esta é a história da escritora e poeta brasileira Cora Coralina, uma mulher que trabalhou como doceira durante quase toda sua vida, apenas publicando seu primeiro livro aos 75 anos de idade. No entanto, nem mesmo todos os anos de espera a impediram de se tornar uma das autoras brasileiras mais importantes de sua geração.
 
 
CONVIDADOS

Rita Elisa
Biógrafa, pesquisadora, genealogista, Rita Elisa Sêda é santarritense de nascença (MG), joseense de coração (SP) e tem título de cidadania vilaboense (GO), sendo então, conterrânea de Cora Coralina.  Membro da Academia Valeparaibana de Letras e Artes – AVLA; da União Brasileira de Escritores – UBE; da Confederação Brasileira de Letras e Artes – CONBLA; do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico do Grande ABC – IHGG. Recebeu o Troféu Carlos Drummond de Andrade, Itabira-MG. Tem seus textos publicados em diversos jornais dos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. É Embaixadora da Paz pela ordem da Coroa dos Arameus e dos Auranitas; Comendadora oficial pelo Estado de São Paulo com a Medalha Leão de Judá; Comendadora Medalha Monteiro Lobato, Taubaté-SP. Fundadora e Diretora Cultural da Cia Teatral FarriCora -  Cidade de Goiás-GO; e do Grupo Litheratrupe  - São José dos Campos-SP. Possui 17 títulos no mercado livreiro, dentre eles sete densas biografias, escritas em 10 anos de intensa pesquisa e escrita. Co-autora do livro Cora Coralina Raízes de Aninha que livremente inspirou o filme Todas as Vidas Cora Coralina. 

Cristóvão Cursino
Produtor, editor e empreendedor cultural com 30 anos de experiência editorial e gráfica, iniciou no Jornal Diário de São José dos Campos. Foi diretor do Jornal Agora (1982-1986), da JAC Gráfica e Editora e da ABIGRAF-SP (1998-2008). Autor dos livros: “São José Hoje” (2004), traduzido para o inglês e o francês, e “São José Urgente – uma análise socioeconômica da cidade” (2000). Foi presidente da ACI SJC (1996-1997) e membro da COMPHAC - Comissão Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural /SJC (1992-1994). Foi presidente da ABCAER – Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial e participou da construção do MAB – Memorial Aeroespacial Brasileiro; coordenou a construção da réplica da escultura de aço do Avião 14-Bis; vice-presidente do Centro de Cultura Popular (Museu do Folclore de SJC). Ocupa a Cadeira nº 36 da ABG – Associação Brasileira de Gastronomia. Fez especialização em Administração Pública da Cultura na UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem criado e realizado vários projetos culturais, voltados ao fomento da cultura nos diversos segmentos. Além disso, é idealizador e organizador do “Prêmio SFX de Literatura” que acontece anualmente em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos-SP.

Helen Coppi
Redatora publicitária, assessora de comunicação, escritora e blogueira. É integrante dos grupos: Coletivo Sincronistas, Coletivo Blogs do Vale do Paraíba e do grupo Litheratrupe, onde também é curadora. Escreveu os livros “Sobre Guerreiros Espartanos e Bestas no Limbo” (2009), “O Livro Perfeito dos Haicais Imperfeitos” (2017), “Antologia 1 - Litheratrupe” (2018). É colunista na revista digital Sincronistas e produz o zine Crônicas Aleatórias. Tem um blog pessoal chamado “Aleatória é a Mãe“.

 
Data: 28/08 | Terça -feira
Horário: 19h
Local: CFPAO 
Lugares limitados. 120 lugares por ordem de chegada 
Direção: Renato Barbieri
Elenco: Walderez de Barros, Tereza Seiblitz, Beth Goulart, Zezé Motta, Maju Souza e Camila Márdila | Gênero: Biografia, Documentário| Ano: 2017| Duração: 1h14 | Classificação: Livre
 
Entrada Franca  

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br

Horário de Funcionamneto:
das 05h às 22h

Redes Sociais: