Sobre o Parque

 

O Parque Vicentina Aranha está localizado na cidade de São José dos Campos, é patrimônio histórico da cidade tombado pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Ocupa uma área de 84.500 m², com 80% de área verde e pistas de caminhada, além de pavilhões projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, representando um espaço fundamental de preservação ambiental e história da cidade.

 

Hoje, o Parque recebe cerca de 70 mil visitantes por mês em busca de qualidade vida. Atividades culturais, ambientais e físicas também são oferecidas gratuitamente ao público em uma extensa agenda de programação que traz atrações musicais, cinema, teatro, arte, história e muito mais.


Em 27 de abril de 1924, foi inaugurado o Sanatório Vicentina Aranha, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Era um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina, foi o primeiro sanatório de São José dos Campos e um dos primeiros do país.

 

Em 2006 a Prefeitura Municipal de São José dos Campos adquiriu o Antigo Sanatório, que foi reaberto ao público em 2007. Desde 2011 a AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, desenvolve atividades no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

 

COMUNICADO CORONAVÍRUS

Funcionamento:
O Parque Vicentina Aranha funciona todos os dias das 06h às 21h.

Neste momento o Parque Vicentina Aranha está aberto somente para as atividades de corrida e caminhada, com todas as normas e determinações que visam a segurança dos frequentadores do Parque, bem como a minimização da proliferação do Corona vírus.

Para que isso possa acontecer de forma segura, algumas medidas são necessárias:

• Obrigatório o uso de Máscara facial protetora pela população, conforme o Decreto Municipal Nº. 18.513, de 06 de maio de 2020;

• Acesso ao Parque apenas para corrida e caminhada com distanciamento de no mínimo 2 metros entre os usuários;

• Não é permitido a realização de piqueniques, festas, ensaios fotográficos ou eventos de qualquer natureza que gerem aglomeração;

• Não será permitida a prática de esportes coletivos em qualquer área do parque;

• Bebedouros liberados apenas para encher garrafinhas de uso pessoal;

• Sanitários e fraldário liberados para uso, seguindo todos os protocolos de segurança;

• Academia ao ar livre e barras de alongamento liberados, seguindo todos os protocolos de segurança;

• Varandas e Quiosques permanecem isolados, restritos para uso.


Seja consciente, responsável e faça sua parte! Se estiver com algum sintoma relacionado a COVID19, fique em casa.

A programação cultural do Parque está online neste momento, fique de olho em nossas redes sociais e acompanhe a Mostra Vicentina na sua Casa.


Onde assistir?
Facebook.com/parquevicentinaaranha
Instagram.com/Parque_Vicentina
Youtube.com/ParqueVicentinaAranha

 


Video Institucional

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: