Perguntas Frequentes

 

Saiba o que os frequentadores do Parque Vicentina Aranha estão perguntando! Caso não encontre uma reposta para a sua dúvida, entre em contato conosco através do e-mail contato@pqvicentinaaranha.org.br ou pelo telefone (12) 3911-7090. Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

1. O QUE É A AFAC?

AFAC - Organização Social de Cultura é uma organização social de cultura sem fins lucrativos que trabalha para promover, fomentar e gerenciar projetos culturais. Atua na gestão de espaços culturais, conservação do patrimônio, produção de eventos e muito mais. Atualmente, é a responsável pela gestão do Parque Vicentina Aranha por meio de contrato com a Prefeitura de São José dos Campos.


2. QUAL O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO PARQUE?

O Parque Vicentina Aranha é um espaço público, tombado como patrimônio histórico e aberto à comunidade para práticas de atividades esportivas e de lazer, cultura e entretenimento. Nosso horário de funcionamento é das 6h às 21h, diariamente. Saiba mais sobre o Parque: acesse o Regulamento do Parque e a agenda cultural.


3. COMO FAÇO PARA PARTICIPAR DA FEIRINHA DE ARTES VICENTINA OU DA FEIRINHA VERDE VICENTINA?

A AFAC – Organização Social de Cultura, gestora do Parque Vicentina Aranha, promove por meio de edital bianual a seleção dos expositores. A partir de critérios estabelecidos em edital, a seleção dos candidatos é realizada através de uma Comissão de Avaliação. Ambas as feiras ocorrem aos domingos, das 9h às 13h. 

Para outras informações, como consultas de editais anteriores ou abertura de novos editais, você pode acessar www.afaccultura.org.br/editais.php.

4. COMO FAÇO PARA INCLUIR UM PROJETO ARTÍSTICO, CULTURAL OU DE QUALIDADE DE VIDA NA PROGRAMAÇÃO DO PARQUE?

Para inscrever o seu projeto em nossa programação é necessário preencher o Edital Credenciamento Público. Os projetos inscritos são analisados conforme a relevância artística, necessidades envolvidas e disponibilidade de agenda do Parque e do proponente. Quando selecionados, são convidados para integrar a programação cultural.

O Edital de Credenciamento Público está disponível até janeiro/2024 em www.afaccultura.org.br/editais.php.

5. GOSTARIA DE REALIZAR UM EVENTO PARTICULAR DENTRO DAS DEPENDÊNCIAS DO PARQUE VICENTINA ARANHA. COMO DEVO PROCEDER PARA LOCAÇÃO DE ESPAÇOS & VIVÊNCIAS?

Embora o Parque Vicentina Aranha seja um espaço público, para eventos particulares o Parque realiza a cessão de espaço por meio de uma taxa social. Os valores, que variam conforme o espaço a ser utilizado e a infraestrutura a ser utilizada, são destinados à programação cultural e ao restauro das edificações históricas. Você pode fazer o seu evento corporativo, workshop, treinamento, reunião ou utilizar o Parque Vicentina Aranha como cenário para produções documentais e cinematográficas, e ainda contribuir com a conservação e o restauro desse importante patrimônio de São José dos Campos.

Caso tenha interesse em realizar seu evento aqui, entre em contato através do e-mail contato@pqvicentinaaranha.org.br e envie suas necessidades para conhecermos seu trabalho, elaborarmos uma proposta e ainda para explicarmos mais sobre  a dinâmica de atividades e programação do Parque Vicentina Aranha.

Todas as propostas deverão estar em consonância com as diretrizes e o regulamento do Parque, e serão previamente analisadas pela equipe técnica e diretoria da AFAC – Organização Social de Cultura, entidade gestora do Parque Vicentina Aranha.

Para consultar valores e obter mais informações, entre em contato através do e-mail valeria@afaccultura.org.br e solicite sua proposta.

Confira os espaços disponíveis, com as especificações técnicas inclusas em www.pqvicentinaaranha.org.br/locacao.

 

6. COMO PATROCINAR/APOIAR UM PROJETO DO PARQUE E/OU SE TORNAR UMA EMPRESA AMIGA DO PARQUE?

Você pode apoiar o Parque Vicentina Aranha por meio de campanhas e doações (pessoa física e jurídica), permutas, patrocínio direto e Leis de Incentivo. 
Nossa equipe de captação, assim que possível, retornará seu contato para conhecer seu trabalho e elaborar uma proposta personalizada. 

Você pode entrar em contato conosco através do e-mail contato@pqvicentinaaranha.org.br.


7. COMO FAÇO PARA FAZER UMA SESSÃO DE FOTOS/FILMAGEM NO PARQUE? 

Os registros são permitidos somente nas áreas externas, não permitirmos captações nas áreas internas dos Pavilhões Históricos. Contamos com sua colaboração e empatia, e pedimos para que durante os ensaios/captações os espaços comuns não sejam obstruídos nem comprometidos, permitindo que outras pessoas possam utilizá-los, como o banheiro, por exemplo. Além disso, lembramos que não é permitido o uso de drone dentro das dependências do Parque devido as regras e leis de tráfego aéreo.

Para formalizar suas solicitações, você deve preencher o formulário, no mínimo, com dois dias úteis de antecedência e informar nosso departamento de Comunicação através do e-mail comunicacao@afaccultura.org.br. Ele serve para nosso controle e segurança. Nele você também encontra as principais normas para captações dentro do Parque.


8. POSSO VOAR COM DRONE NAS DEPENDÊNCIAS DO PARQUE VICENTINA ARANHA PARA REGISTRO DE FOTOS, VÍDEOS OU QUALQUER OUTRA FINALIDADE? 

Não é permitido o uso de drones nas dependências do Parque por razões de segurança dos frequentadores e para a preservação de nossas edificações (Patrimônio Histórico) em caso de possíveis avarias ocasionadas por descontrole do equipamento.

Além disso, temos também a restrição desse uso por estarmos localizados em uma rota de tráfego aéreo.

 

9. POSSO FAZER UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO NO PARQUE?

Você pode realizar a sua celebração em formato de piquenique em nossas áreas externas, mas não é permitida a reserva de espaços para esta finalidade. Você deve locar-se na área externa que estiver disponível, dentro do horário de funcionamento. 

Você também pode utilizar as mesas e cadeiras disponíveis no Parque e, desde já, contamos com sua colaboração e empatia para devolvê-las nos locais onde foram retiradas, assim como a limpeza e organização do local.

Lembramos que não é permitido o consumo de bebidas alcóolicas, fumar, bexigas, usar equipamentos de sonorização e/ou trazer mobiliários (cenários, pallets, mesas ou cadeiras) para dentro do Parque. 

Consulte o Regulamento do Parque.

10. POSSO FAZER MEU EVENTO RELIGIOSO NO PARQUE?

O Parque Vicentina Aranha é um espaço público, porém temos algumas restrições para ações dentro do Parque. Sendo assim, contamos com sua compreensão de que não está autorizada a realização desta atividade no Parque Vicentina Aranha.

Artigo 8º: Atividades Proibidas: 

11. Ato ou manifestação de cunho religioso no interior do Parque. 
11.1  Ressalvada as atividades religiosas inerentes ao uso da Capela do Sagrado Coração de Jesus, gerida pela Paróquia Sagrada Família, em razão de Instrumento Particular de Permissão de Uso, a título oneroso, firmado entre a Administração do Parque e a Mitra Diocesana de São José dos Campos.


11. COMO FAÇO PARA ME CASAR/ FAZER UMA CELEBRAÇÃO NA CAPELA DO PARQUE?

Os agendamentos de casamentos da Capela do Parque devem ser realizados presencialmente na secretaria da Paróquia Sagrada Família, localizada na Rua Padre Rodolfo, nº 28, no bairro Vila Ema, em São José dos Campos/SP. Mais informações através do instagram www.instagram.com/capelavicentina

12. COMO FAÇO PARA DOAR LIVROS PARA O PARQUE?

Dispomos de um de grande acervo que compõe a Biblioteca ao Ar Livre e as Salas de Leitura do Pavilhão Marina Crespi, além de outros projetos que compõem a nossa programação cultural. Agradecemos a sua contribuição, mas neste momento não estamos recebendo doações de livros. 

13. COMO FAÇO PARA AGENDAR UMA VISITA MEDIADA?

O Parque Vicentina Aranha oferece visitas mediadas gratuitas para grupos de, no mínimo, cinco pessoas. O agendamento deve ser feito pelo e-mail comunicacao@afaccultura.org.br.

Você também pode participar da visita mediada que integra a programação mensal do Parque. Acompanhe a divulgação no site e nas redes sociais.

Aproveite e assista à série documental Vicentina em 4 Tempos: um especial com quatro episódios, no formato de visita mediada virtual, feito em 2021 para celebrar o aniversário de 254 de São José dos Campos.

 
14. POSSO LEVAR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PARA PASSEAR DENTRO DO PARQUE?

Lamentamos, mas por questões de segurança e bem-estar dos animais residentes, como as galinhas d´angola e os perus, a entrada de animais de estimação não é permitida no Parque Vicentina Aranha. Essa restrição visa preservar a saúde e a harmonia do ambiente para os animais que habitam o local. Recomendamos consultar o 
Regulamento do Parque para mais informações.

Artigo 8º: Atividades Proibidas: 

1. A presença de animais domésticos, bem como a introdução de animais silvestres - nativos ou não, e seu trânsito em gaiolas ou estruturas similares, são atividades vetadas para os frequentadores do Parque Vicentina Aranha. Exceções podem ser concedidas para situações especiais, como pesquisas, filmagens e fotografias, mediante autorização da Administração do Parque. 

1.1. Cães de serviço (cães guias) são permitidos, desde que acompanhados de documentação que comprove a natureza dessa atividade, fornecida pelo tutor assistido.


15. É POSSÍVEL ENTRAR DE BICICLETA/PATINETE/SKATE NO PARQUE? ONDE POSSO ESTACIONAR A MINHA BIKE?

Dentro do Parque é permitido o uso de velocípede infantil e bicicletas até aro 14 (30 cm de diâmetro), desde que não motorizados. Levando em consideração que nossa pista de corrida e caminhada é estreita, bicicletas acima de aro 14, skates e patinetes adultos (com ou sem motorização) não são permitidos para garantir a integridade física dos visitantes, a preservação do Patrimônio Material e Natural do Parque, bem como dos animais que aqui vivem.

Caso venha ao Parque de bicicleta, recomendamos o uso do Paraciclo, localizado em frente as grades da portaria principal.  Seu uso é gratuito e exclusivo para estacionamento de bicicletas, não sendo permitido para uso de motocicletas. Você deve trazer sua própria corrente e cadeado para fixação e segurança. Lembrando que a Portaria do Parque apenas controla o uso regular do Paraciclo, sem a obrigatoriedade de fazer a vigilância do local, portanto, não nos responsabilizamos pelas bicicletas, bem como seus acessórios deixados no Paraciclo.

16. HÁ GUARDA-VOLUMES DISPONÍVEIS PARA OS VISITANTES NO PARQUE?

Sim, o Parque Vicentina Aranha oferece gratuitamente guarda-volumes para a conveniência dos visitantes. Este espaço é destinado para que você possa guardar seus pertences durante sua estadia no Parque. É importante seguir algumas normas para o uso adequado deste serviço: Os guarda-volumes estão disponíveis apenas durante o tempo em que estiver dentro do Parque. Certifique-se de trazer seu próprio cadeado e chave para utilizá-los. É importante lembrar que o uso do guarda-volumes é individual, e qualquer item deixado dentro é de total responsabilidade do usuário. Caso haja perda ou dano à chave, informe imediatamente a equipe de vigilância do Parque.

Armários trancados por mais de um dia serão abertos pela vigilância e os pertences serão guardados na Portaria para segurança. A área dos guarda-volumes é monitorada por câmeras de segurança. Situações não previstas nestas normas serão avaliadas e decididas pela administração do Parque. Aproveite sua visita no Parque Vicentina Aranha utilizando os guarda-volumes de forma consciente e seguindo as orientações estabelecidas para uma experiência agradável.

Mais informações consulte o Regulamento do Parque.

 
17. COMO FAÇO PARA SER UM VOLUNTÁRIO NO PARQUE VICENTINA ARANHA?

Para compor o nosso banco de voluntários, é necessário preencher o 
Formulário de Interesse no site do Parque. No formulário você irá identificar suas preferências e datas/horários disponíveis.  Assim que identificarmos uma oportunidade compatível com o seu perfil e preferências, entraremos em contato. 


18. ONDE EU ENCONTRO A PROGRAMAÇÃO DO PARQUE? COMO FAÇO PARA RECEBER?

A Programação Cultural do Parque está disponível em nosso site www.pqvicentinaaranha.org.br e demais redes sociais oficiais como Facebook www.facebook.com/parquevicentina e Instagram www.instagram.com/parquevicentina.

Além disso, você pode consultar ou fazer o download do Caderno de Programação, e ficar por dentro de tudo o que acontece aqui. Na home do site, também é possível cadastrar o seu e-mail para receber nossa programação semanal e notícias sobre o dia a dia do Parque.








Fonte: Direção do Parque Vicentina Aranha
Atualizado em: 11/12/2023


Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: