PIQUENIQUE LITERÁRIO: MAUS, DE ART SPIEGELMAN
26/05 | Domingo
Horário: 9h
Local: Quiosque São João

Ingresso solidário: 1kg de alimento não perecível

O Piquenique Literário traz o clássico contemporâneo dos quadrinhos “Maus”, um relato comovente sobre Auschwitz e um acerto de contas do artista com o pai.

“Maus” (rato, em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele ao filho Art. O clássico contemporâneo dos quadrinhos é a única HQ a receber o Prêmio Pulitzer.

Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto.

Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.

Para participar do piquenique, basta trazer uma bebida ou comida e não se esquecer dos utensílios reutilizáveis.

Instagram:

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: