AÇÕES AFIRMATIVAS: UM CAMINHO PARA A IGUALDADE
04, 11, 18 e 25/11 | Sábado
Horário: 15h às 18h
Local: Quiosque Cia. Paulista
Ingresso solidário: 1 brinquedo novo ou em bom estado
A interseção entre a ancestralidade e as ações afirmativas femininas é um tópico relevante e inspirador, que destaca como as raízes culturais e históricas das mulheres desempenham um papel fundamental na busca da igualdade de gênero. Neste contexto, vamos explorar essas conexões a fim de fortalecer medidas que buscam corrigir desigualdades históricas e estruturais enfrentadas pelas mulheres, por meio de encontros promovidos por coletivos e instituições convidadas.
PROGRAMAÇÃO
04/11 | Por todas elas
Com UNIVAP e Centro Dandara
Por todas elas é um projeto desenvolvido por alunas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNIVAP, em parceria com o Centro Dandara. O evento, aberto ao público, é dedicado a mulheres de todas as idades, com o objetivo de empoderar, difundir conhecimento e ampliar a visibilidade do Centro Dandara. A programação conta com bate-papos, oficinas de argila, biscuit, pinturas de panos e de quadros, estande de maquiagem, de massagem e SPA, música ao vivo e um plantão de dúvidas com a equipe Dandara.
11/11 | Momento CDA - Comida, Diversão e Arte
Com Colégio Embraer Juarez Wanderley
O projeto Momento CDA - Comida, Diversão e Arte tem como objetivo combater o desconhecimento acerca da riqueza das diversas culturas presentes no Brasil, com foco especial na cultura afro-brasileira. Suas ações visam reduzir a intolerância entre diferentes grupos sociais e, para atingir esse propósito, o projeto conta com uma equipe de profissionais especializados em diversos aspectos da cultura africana, incluindo raízes religiosas, folclore, danças tradicionais, capoeira, culinária, músicas, tranças e acessórios com significado na história africana.
18/11 | Resistência e Escrevivência
Com o Coletivo Melanina do Vale
A educação antirracista é um dos mecanismos para corrigir o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, antes apresentadas como subalternas e sem subjetividade. Hoje, a Lei 10.639/03 torna esse ensino obrigatório para mudar esse cenário e a forma de ensino. Neste encontro, vamos discutir o tema através da “escrevivência”, termo criado por Conceição Evaristo, que se refere à escrita que emerge de memórias profundas e experiências de vida, proporcionando uma perspectiva autêntica e genuína para a narrativa. Juntas, vamos abrir espaço para reflexões e diálogos que possam ampliar nossa compreensão e contribuir para uma educação mais inclusiva e justa.
25/11 | Roda de Conversa: A mulher e as transformações na história
Com Mulheres do Brasil
O Comitê de Combate à Violência contra a Mulher de São José dos Campos, liderado por Lesle Maciel, promove a Campanha 21 Dias de Ativismo para conscientizar sobre a violência de gênero. O evento "A Mulher e as transformações na história” contará com palestrantes abordando temas como: atenção primária e saúde, Patrulha Maria da Penha, aspectos psicológicos da violência, entre outros. A campanha acontece de 20 de novembro a 10 de dezembro, alinhada com os esforços da ONU que determina que ações globais sejam efetuadas dentro do ODS 5 “Igualdade de Gênero” para acabar com a violência contra as mulheres até 2030.