No dia 06 de janeiro é comemorado o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Em celebração a este dia, tradicionalmente acontece a Folia de Reis, uma festa que faz parte do folclore brasileiro, composta por violeiros, cantos e fantasias festivas tradicionais.

A Folia é uma tradição que chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, no período colonial, e que com o tempo foi se compondo por manifestações culturais de diferentes etnias e povos, contando com diversas variações regionais, mas sempre mantendo a crença e devoção ao Menino Jesus, a São José, à Virgem Maria e aos Reis Magos.
 

VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DO PALHAÇO NA FOLIA DE REIS?

“Vou te contar. Foi quando José e Maria estavam fugindo de Herodes, para ele não alcançar. Então surgiu essa ideia em três rapazes: vestirem aquela roupa toda fantasiada e começar a pular, fazendo graça, ali na frente de Herodes. Como ele nunca tinha visto aquilo ali ficava entretido e nisso José e Maria escapavam.” *

Entrevista cedida por Pedro Adão Paulino, palhaço (o marungo) da Folia de Reis da Irmandade dos Santos Reis, do bairro Novo Horizonte, em São José dos Campos. 

* Trecho da entrevista retirado do Livro “O Saber e o Fazer no Museu do Folclore II”, Coleção Cadernos de Folclore, 23º Volume. FCCR – Fundação Cultural Cassiano Ricardo, 2013.

 
Celebração ao entorno do Presépio de Natal do Parque Vicentina Aranha.
Data: 06/01/19 | Domingo
Horário: às 10h30
Local: Quiosque São José

O festejo, que faz parte do encerramento do Ciclo Natalino, acontecerá no entorno do Quiosque São José, onde está instalado desde dezembro o Presépio Articulado do Parque Vicentina Aranha, com figuras que se mechem, iluminação própria e um lago artificial, que representam liturgicamente a natividade de Jesus. 

Venha prestigiar a Folia com a gente! 

Entrada Franca 

 
 

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: