"Reconhece a queda, e não desanima
Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima"
Dona de uma voz belíssima quem dá o tom é Kaká Rodrigues, a cantora e intérprete homenageia a saudosa Beth Carvalho!
Sobre Beth Carvalho:
A menina que viria a se tornar um dos grandes nomes do universo do samba nasceu no Rio de Janeiro, mais precisamente na Gamboa.Oriunda de uma família apaixonada por música, desde sempre as canções de grandes nomes brasileiros tocavam na sua casa. Já a avó de Beth, chamada Ressú, costumava tocar bandolim e violão.
Ela tornou-se uma referência no universo do samba e apadrinhou uma série de cantores e compositores iniciantes como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Aragão e o grupo Fundo de Quintal.
Ao longo da carreira, a cantora fez uma série de shows ao redor do mundo tendo representado o Brasil e apresentado o samba para os estrangeiros.
Uma das maiores alegrias da vida de Beth foi ter sido homenageada como enredo de uma série de escolas de samba em diversos Estados do Brasil. As escolas de samba eram, aliás, uma das suas grandes paixões - Beth era mangueirense de corpo e alma. Apaixonada pelo Carnaval, ela também foi fiel ao bloco Cacique de Ramos.
Sobre Dona Ivone Lara:
Yvonne Lara da Costa, de 93 anos, conhecida pelo nome artístico Dona Ivone Lara reafirma a importância da música popular e das manifestações afro-brasileiras na constituição da nossa cultura. Cantava e compunha samba-enredo e de terreiro, tocava um instrumento (o cavaquinho) e dançava um miudinho inigualável. Trouxe refinamento musical para o gênero e garantiu às mulheres que lhe seguiram respeito e mais igualdade entre os homens do samba. Filha de Oxum, ela é também candomblé, miscigenação e memórias. Trabalhou com terapia ocupacional, usando a música como ferramenta para o tratamento de pessoas de transtornos psíquicos, ao lado da médica Nise da Silveira, por 37 anos. Depois, dedicou-se à carreira artística, levando o seu samba por todo o país e por quatro continentes. Foi consagrada com prêmios, e as suas composições são eternas na sua voz, na de outros artistas e no nosso imaginário.
Ficha técnica:
Danilo Manfredini: Violão e voz
Diego Romano: Rebolo
Francis Faria: Cavaco e voz
Jairo Pereira: Repique
Kaká Rodrigues: Voz
Mauro Cesar: Surdo
Rafael Manfredini: Pandeiro e voz
KAKÁ RODRIGUES CANTA BETH CARVALHO E DONA IVONE LARA
Data: 13/02 | Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal
Parceria: FCCR