LAB FLIM: LANÇAMENTO DO LIVRO BORBOLETAS DO BRASIL – AQUARELAS 
11/07 | Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Sala de Leitura

Ingresso solidário: Contribua para Campanha do Agasalho 2024
Roupas, calçados, e cobertores novos ou em bom estado. 

O LAB FLIM, uma extensão Festa Literomusical de São José dos Campos (FLIM), recebe a neta de Paul-André, organizadora da obra - Béatrice Riechen-Robert - para o lançamento do livro "Borboletas do Brasil - Aquarelas."

A obra apresenta 27 aquarelas de borboletas brasileiras pintadas pelo naturalista suíço Paul-André Robert (1901-1977), no interior do Estado de São Paulo, em 1962. Dr. André V. L. Freitas contribui com um capítulo sobre as borboletas em geral, além de oferecer pequenos textos sobre cada uma das espécies representadas. Blaise Mulhauser aborda o trabalho de Paul-André como entomólogo, destacando a cumplicidade que ele tinha com seu pai, o também pintor Léo-Paul Robert. E Béatrice se encarrega da introdução, contextualizando as aquarelas de seu avô, e conduzindo uma entrevista com o fotógrafo e aquarelista Almir C. de Almeida, na qual exploram as distintas maneiras de ilustrar a natureza. Beatrice também elabora a conclusão do livro, proporcionando um fechamento reflexivo e significativo para a obra.

André Victor Lucci Freitas - Biólogo pela UNICAMP. Mestre e Doutor em Ecologia e professor titular do Departamento de Biologia Animal nesta mesma universidade.Coordenador do Laboratório de Ecologia Sistemática de Borboletas (LABBOR) da UNICAMP.

Blaise Mulhauser - Antigo diretor adjunto do Museu de História Natural de Neuchâtel (MHNN), Suíça. Diretor do Jardim Botânico da mesma cidade. Trabalhou muitos anos na coleção de aves taxidermizadas por Paul-André Robert.

Béatrice Reichen-Robert - Professora de francês. Mestre em Estudos Linguísticos e Tradutológicos pela USP. Escreveu dois livros de crônicas em português. Acaba de escrever em francês a biografia de seu avô materno, Paul-André Robert, que será publicada em breve na Suíça.

Almir Cândido de Almeida - Colaborador. Tecnólogo pela FATEC. Sócio de uma editora e fotógrafo, publicou três livros de fotografias da natureza brasileira, sendo um deles em parceria com Dr. André Victor Lucci Freitas, sobre borboletas. Almir é também aquarelista.

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: