LABFLIM: LANÇAMENTO DO LIVRO ‘O SACY’ E BATE-PAPO COM O EDITOR MAGNO SILVEIRA
20/08 | Sábado
Horário: 17h
Local: Pavilhão Marina Crespi
Sobre o livro
A primeira edição de O Sacy é de 1921, um ano após o sucesso de “A menina do narizinho arrebitado” (1920), o primeiro livro infantil de Monteiro Lobato. O Sacy veio reforçar as ações do escritor na direção de uma nova literatura infantil brasileira, nesse caso colocando foco em um personagem muito presente no imaginário popular, o Saci.
O lançamento desta edição fac-similar de O Sacy, de Monteiro Lobato (1882-1948), celebra os 101 anos dessa obra renovadora do escritor e inaugura o catálogo da recém-lançada Editora Graphien. A edição de 68 páginas foi organizada pelo bibliófilo e designer Magno Silveira, além de artigos especialmente preparados para a edição por Marisa Lajolo, Vladimir Sacchetta e Cilza Carla Bignotto, estudiosos da obra do escritor.
A edição fac-similar evidencia também os desenhos do ilustrador Voltolino (1884-1926), responsável pelas adoráveis e movimentadas “figuras” do livro. Voltolino redesenhou o negrinho endiabrado, arteiro, de uma perna só, carapuça vermelha e pito caindo da boca, que tantas modificações sofreu nos seus pulos e nas suas andanças populares. O livro se preocupa com a reprodução fiel das icônicas ilustrações de Voltolino, como a da capa, na qual sacis aparecem em redemoinho.
“O Sacy” apresenta ao leitor um pequeno perfil do ilustrador ítalo-paulistano, um dos maiores intérpretes do microcosmo infantil de Monteiro Lobato e caricaturista requisitado por editoras, revistas e jornais, imortalizou os tipos da São Paulo das primeiras décadas do século 20.
Sobre o editor e organizador da obra
Magno Silveira é designer, ilustrador e bibliófilo. Apaixonado por livros, coleciona e estuda a obra de Monteiro Lobato e de seus ilustradores. Cursou desenho na Fundação Mineira de Arte (FUMA) e Artes Plásticas na Fundação Escola Guignard, ambas em Belo Horizonte – MG e Design Gráfico na Universidade Paulista (UNIP) em São José dos Campos – SP.
Desenvolve projetos gráficos desde 1989, com larga experiência em identidade visual. Trabalhou na SAO, Divisão de Design da agência DPZ, São Paulo, e foi aluno de Identidade Visual de Alexandre Wollner, decano do design gráfico brasileiro.
Há dois anos desenvolve pesquisa iconográfica e textos para a Globo Livros, selo Biblioteca Azul, sobre os ilustradores da obra infantil de Monteiro Lobato. Consultoria iconográfica e de leitura crítica a Editora do Brasil, coleção lobatiana. Realiza palestras em simpósios e congressos sobre a iconografia na obra de Monteiro Lobato. Em 2021, foi jurado do Prêmio Jabuti.