A dança esquenta. Ninguém mais está sentado.  O corpo está presente. A poeta e atriz - MC Roberta Estrela D’Alva conduz o encontro entre o cantor, compositor e vocalista do BaianaSystem Russo Passapusso, a poeta bicampeã brasileira de Slam Luz Ribeiro, e o escritor vencedor na categoria Livro Infantil do Prêmio Jabuti 2020 Otávio Junior, que lança este ano um livro infantil sobre a Dança do Passinho.
 Texto ao corpo e corpo ao texto: qual o limite deste movimento?

Roberta Estrela D’Alva:
Atriz-MC é Diretora, Pesquisadora, Slammer. 
Bacharel em Artes Cênicas pela ECA-USP e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
Membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do Coletivo Transdisciplinar Frente 3 de Fevereiro. É idealizadora e slammaster do ZAP! Zona autônoma da Palavra, primeiro "Poetry Slam" (campeonato de poesia) brasileiro e Curadora do Rio Poetry Slam-FLUP, primeiro Poetry Slam Internacional da América Latina. Juntamente com Tatiana Lohmman dirigiu o documentário "SLAM- Voz de Levante" (2018).

Russo Passapusso:
O músico e compositor Russo Passapusso faz parte da nova geração da música popular brasileira produzida na Bahia. Natural de Feira de Santana, sertão baiano, sua iniciação musical foi ao violão na companhia dos sambas que compunha e guardava na gaveta. Em Salvador o músico entrou em contato com RAP, o reggae e a cultura do Sound System jamaicano e integrado ao Ministério Público Sistema de Som, começou a movimentar a cena musical da cidade, ocupando espaços diversos e conquistando um público fiel. 
Ao quebrar as barreiras entre o corpo e a mente, e se aprofundar na pesquisa da cultura popular e o pop, o trabalho de Passapusso se expandiu fazendo com que o artista criasse em 2008 com seus parceiros Beto Barreto, Filipe Cartaxo e Marcelo Seco a banda Baiana System.
O grupo, que mistura referências da música da baiana da capital e do interior à multiplicidade de sonoridades eletrônicas, além de elementos visuais marcantes, é considerado uma das grandes revelações da música brasileira dos últimos anos.

Luz Ribeiro:
Em tempos de redes sociais, Luz ribeiro prefere pousar em redes de balanços e afetos. Tem alguns seguidores, mas Luz sonha em ter sempre com quem seguir. 
Integra o grupo de pesquisa e teatro “Coletivo Legítima Defesa”. Escreve desde que fora alfabetizada e nem por isso se acha poeta, sonha com o dia que será poesia.
Campeã do “Slam Flup Nacional” (2015), Campeã do “Slam BR” (2016) e Semi finalista da "Coupe du Monde de Slam de Poésie" (FRA - 2017), “Todo mundo slam” (POR - 2020) e Campeã do Slam BR Especial (2021) protagonizou um dos capítulos da série "Bravos" na TV Brasil. 
Autora dos livros: “Eterno Contínuo” (2013), “Espanca Estanca” (2017) e “Novembro- Pequeno Manual de Como Fazer Suturas. 
33 anos, raiou no verão de São Paulo, gosta de escrever com letrinha minúscula, nasceu antes de aquário para presa não ficar. Luz é: mar-mãe de Ben e filha- mar de Odoya.

Otávio Junior:
Vencedor do Prêmio Jabuti na Categoria Infantil 2020, é escritor e criador de conteúdos infanto-juvenis (ames, história em quadrinhos e audiovisual). Sonha em criar um parque de diversões futurista inspirado na literatura.
Cria projetos para ler é brincar nas comunidades do Alemão e Penha no Rio de Janeiro
Desenvolve pesquisa nas áreas de promoção e mediação de leitura, criou um "Lab de Desenvolvimento" para criar jogos e materiais lúdicos com a finalidade de auxiliar atividades literárias.

Zona Sul MC's
Considerados pioneiros do RAP nacional do Vale do Paraíba, o Zona Sul MC´s surgiu em meados de 1990, na época Rone, Zelito, Pity, Tricia e Dj Bagana integravam o grupo que se destacou na Cultura Hip Hop do Vale do Paraíba por suas letras conscientes, consideradas um diferencial entre outros grupos do meio.
Mentores de projetos culturais, o grupo já dividiu o palco com grandes nomes do Rap Nacional, tais como: Racionais, Thaide & Dj Hum, Gog, DMN, RZO, Sabotage, RPW, SP Funk, entre outros.
Em março de 2000, a festa de aniversário de 10 anos do grupo reuniu mais de 7 mil pessoas, sendo considerada a maior festa de Hip-Hop do Vale. Anos depois, em 2018 realizaram um espetáculo na Casa de Cultura Flávio Craveiro que contou com a participação de grupos, adeptos à cultura Hip Hop e também personagens que fizeram parte da trajetória do grupo que estava próximo de celebrar 30 anos de história. 
O grupo segue realizando shows, palestras e desenvolvendo projetos paralelos tais como discos solos, livros, e participações em projetos sociais.
Trícia é liderança na CUFA – Central única de Favelas - São José dos Campos, apresenta o Papo Delas, projeto que dá visibilidade as mulheres, com trajetórias de lutas por trás dos holofotes. Rone ministra oficinas de RAP e palestras em projetos e fundações. Zllito, participou da FLIM2021 ao lado de Gog, Preta Ary e Adriana Couto. Seu livro “Crônicas do Coração”, está em fase de finalização, em breve, lançará uma coleção de cordéis, em parceria com Vado Pimenta, na ilustração das Xilogravuras.  “Motumbá”, seu primeiro disco solo segue em produção.

MESA LITERÁRIA - TOMAR E RETOMAR O CORPO
ACESSÍVEL EM LIBRAS
Data: 18/09 | Sábado
Horário: 10h
Participação de Zona Sul MC’s

Evento Online
Exibição nas redes sociais do Parque

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br




Redes Sociais: