Orquestra Sinfônica de SJC realiza o concerto final da Série Primavera

A OSSJC declara seu amor pelas obras classicistas

 

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos realiza na próxima quarta-feira (30) às 20h no Teatro Municipal de São José dos Campos o concerto final da Série Primavera. O Terceiro Encontro é a ultima oportunidade para o público apreciar a OSSJC executando obras que evidenciam a paixão de compositores de diferentes épocas pelas obras classicistas, famosas por seu refinamento e apreço à beleza e proporcionalidade das formas.

O espetáculo inicia-se com a obra do compositor austríaco Joseph Haydn (1732-1809),Sinfonia nº 103, em mi bemol maior, escrita durante duas estadias na Inglaterra. Haydn é considerado um dos mais importantes compositores do período clássico, iniciador de uma nova fase na história da música erudita ocidental. Sua imensa obra influenciou outros compositores, propiciando uma ponte do fim do Período Barroco, aos prelúdios do Classicismo.

A segunda obra do programa foi composta por outro importante compositor do Período Clássico, o inovador Christoph W. Gluck (1714-1787), responsável pela “segunda reforma da ópera”. Gluck é apontado comoreformador e purificador da ópera, a que imprimiu a grandeza do teatro clássico e que tomou por base de sua obra a música italiana. A dramática peça Suite de Danças de Don Juan (Ré Maior) estreou em 1761 em Viena, e conta a história do conquistador Don Juan e sua descida para o inferno após matar o pai de uma de suas conquistas em um duelo.

Finalizando o concerto, a OSSJC executará a belíssima Sinfonia Clássica do compositor russoNeoclássico Serguei Prokofiev (1891-1953). Um dos traços característicos do estilo musical de Prokofiev é o brilhante humorismo. Sua obra é extensa e abrange todos os gêneros, mas seu estilo variou muito  entre sutilezas requintadas e fortes acentos populares, entre o nacionalismo russo e o Neoclassicismo. Suas oito óperas estão entre as mais importantes de nossa época.

O concerto é gratuito com a distribuição prévia de ingressos a partir do dia 25/11 no Parque Vicentina Aranha. Serão disponibilizados 100 ingressos 1 hora antes do concerto no Teatro Municipal.

 

SOBRE O PROGRAMA:

Joseph Haydn (1732-1809)

A Sinfonia nº 103, em mi bemol maior, é a 11ª das 12 sinfonias conhecidas como “as sinfonias de Londres”, escritas por Haydn, durante as duas estadias do compositor, na Inglaterra. Composta em Londres no Inverno de 1794-95, tem o subtítulo de “O Rufar dos tambores”, devido ao longo rufar dos tímpanos, com que a sinfonia é iniciada.

A estreia desta obra, que se realizou no dia 2 de Março de 1795, no King’s Theatre, foi um enorme sucesso e o jornal “The Sun” escreveu: “A nova sinfonia de Haydn foi muito aplaudida. É uma bela mistura de grandeza e fantasia… o segundo andamento foi bisado”. Mais tarde, Haydn fez revisões à obra, cortando parte do último andamento, e é esta a versão mais utilizada nos dias de hoje.

 

Christoph W. Gluck (1714-1787)

A obra do alemão Gluck só pode ser compreendida dentro o quadro de sua vida. Embora filho de gente humilde, recebeu formação erudita no colégio dos jesuítas e na Universidade de Praga. Foi um compositor profícuo, apesar de muitas de suas obras terem se perdido. Juntamente com seu principal libretista, Ranieri de' Calzabigi (1714–1795), foi responsável pela “segunda reforma da ópera”. O impacto dessa reforma ecoou durante muito tempo na história da música. Segundo ele a música tem que exprimir suas emoções, subordinando-se às palavras. Em Paris, Gluck tornou-se sinônimo do ressurgimento da opera séria contribuindo também com uma das mais importante formas de expressão da arte francesa, o ballet.

 

Serguei S. Prokofiev (1891-1953)

Nascido em Sontsovka, na Ucrânia, em 23 de abril de 1891, Serguei Sergueievitch Prokofiev é autor de sólida obra musical é celebrado por obras como o balé Romeu e Julieta, dentre tantas outras obras de beleza extraordinária. Prokofiev tem o dom de surpreender, com linhas melódicas inesperadas, além de humor e lirismo luminosos. A Sinfonia Clássica, Op. 25 foi composta no verão de 1917, ano da Revolução Russa. Alegre e delicada é dividida em quatro andamentos, enquanto a compunha estava conhecendo as obras inovadoras de Debussy e Schoenberg. Antes, ele dizia que suas influências intuitivas eram as estéticas da pintura de Kandinsky e a literatura de Maiakovski. Na Clássica, ele abandona a aspereza harmônica e rítmica dos dois primeiros Concertos para Piano, dando vazão a um melodismo no estilo de Haydn, de quem falava com admiração “Pensei que, se Haydn ainda hoje estivesse vivo, ele iria compor assim como ele sempre fez, mas, ao mesmo tempo, iria incluir algo de novo na sua forma de composição.”

 

PROGRAMA

JOSEPH HAYDN (1732-1809)

Sinfonia 103 em Mi Bemol "Drum Roll"

 

CHRISTOPH GLUCK (1714-1787)

Suite de Danças de Don Juan (Ré Maior)

 

SERGUEI PROKOFIEV (1891-1953)

Sinfonia Clássica

 

SERVIÇO

 

TEMPORADA DE PRIMAVERA- LOUCOS POR CLÁSSICOS

TERCEIRO ENCONTRO

Orquestra Sinfônica de São José dos Campos

Data: 30 de novembro (quarta-feira)

Hora: 20h

Local: Teatro Municipal

Rua Rubião Júnior, 84, terceiro piso – Centro – São José dos Campos/SP

Maestro e Diretor Artístico: Marcello Stasi

Ingressos gratuitos.

Forma de reserva e retirada de ingressos: Os ingressos serão distribuídos no Parque Vicentina Aranha a partir do dia 25/11 às 08h até dia 30/11 às 12h. Serão disponibilizados 100 ingressos 1 hora antes do concerto no Teatro Municipal.

 

SOBRE A OSSJC
A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos foi criada em 2004, é mantida pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, através da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Secretaria Municipal de Educação, tendo a AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade gestora. Conta também com o patrocínio das empresas Huesker, Laboratório Oswaldo Cruz, Hospital e Maternidade Policlin, APROESP, Poliedro, Usina Santo Ângelo, parceira da Gráfica Copcentro e Shopping Centro, com a promoção do Jornal O Vale, Rádio Jovem Pan e Portal Meon.

Informações: www.orquestrasjc.org.br e facebook.com/orquestrasjc

Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br comunicacao@afaccultura.org.br




Redes Sociais: