O que é dança vernacular? 

O termo nasceu no livro dos Stearns sobre história de dança, em 1968, danças vernaculares são aquelas nascidas entre indígenas por socialização – como as danças Bamboula, Calinda e Juba.  Essas e outras danças eram recreativas – um tipo de entretenimento tribal – principalmente entre as tribos no oeste da África. Eram como as nossas brincadeiras de rua. É importante saber que cada tribo dançava seus próprios “estilos”, aprendidos entre família e amigos como um idioma próprio. Essa é a definição de vernacular, falado em sua própria língua-mãe, sem influência de linguagens fora do seu ambiente. Quando foram vendidos para os Estados Unidos, esses povos já haviam criado danças vernaculares para várias ocasiões, e mesmo depois de se tornarem escravos, continuaram com elas. A dança vernacular foi uma maneira de compartilhar a tradição da sua tribo. Em algumas plantações, esses escravos tinham um dia da semana livre para o lazer – e já se reuniam para tocar música e dançar. As reuniões eram populares, autorizadas por lei e frequentadas até mesmo pelos donos das terras. E foi nesse cenário que os Estados Unidos criaram novos conceitos de danças vernaculares que resultariam no nascimento das danças urbanas: as danças de plantação. Essas danças de confraternização acompanhavam canto e um ritmo criado por tambores ou percussão corporal. 
Nesta aula venha aprender um pouco sobre estas danças com ritmos e inspiração Afro e com desenvolvimento de coreografia.

SOBRE OS CONVIDADOS:

PROFESSOR ALLE BRUNO, é professor de Danças Urbanas, está introduzido na cultura há 14 anos, passando por grupos independentes onde participou de festivais, espetáculos, mostras e apresentações em eventos sociais como atração. Desde então vem buscando aperfeiçoar sua dança realizado cursos com coreógrafos nacionais e internacionais.  Atualmente realiza trabalho como Arte Educador em academias, projetos socioculturais educativos em escolas estaduais, em projetos como escola da vida, professor de Hip Hop em academias privadas de dança, idealizador e organizador de eventos de Danças Urbanas, ministra workshop e compõe mesa de júri em batalhas de Hip Hop Dance por todo Vale do Paraíba e Litoral Norte, criador do maior evento de Danças Urbanas de São José dos Campos "Ultimate King'z", administrador da empresa Visto Producer que apoia a dança.

facebook/ http://fb.me/apusstudiodedanca 
instagram/ @apusdance 

O programa Vicentina Qualidade de Vida apresenta atividades com o objetivo de difundir ações para a prevenção de doenças e promoção à saúde. Uma forma de cuidar de pessoas e promover consciência sobre autocuidado através de informações em diversas áreas da saúde e de práticas saudáveis, entendendo o corpo e mente como uma unidade. 

DANÇAS URBANAS: DANÇAS VERNACULARES AFRO ESTADO-UNIDENSES Especial do Mês da Consciência Negra.

Data: 21/11 | Sábado

Horário: 10h30 da manhã

Transmissão no facebook http://fb.me/parquevicentinaaranha 

 

Parceria: Apus Studio de Danças



Endereço:
Rua Prudente M Moraes, 302
Vila Adyana São José dos Campos
Cep: 12243-750
Ver Mapa
Telefone:
(12) 3911-7090

E-mail:
contato@pqvicentinaaranha.org.br comunicacao@afaccultura.org.br




Redes Sociais: